3. Seminário

A resistência de setores da Igreja Católica à ditadura militar brasileira



     O seminário “A resistência de setores da Igreja Católica à ditadura militar brasileira” proposto pelo NUTH, Núcleo Transdisciplinar de Humanidades do Campus Engenho Novo II, tem por objetivo central a reflexão sobre um dos importantes temas relacionados à ditadura militar brasileira nas décadas de 60 à 80, ou seja, a ampla resistência de setores do clero à repressão política que se impunha. A presença de ex-militantes políticos vinculados à ordens religiosas, expoentes da luta política brasileira durante o período militar no ano em que relembramos os 50 anos do golpe é de fundamental importância aos alunos do Colégio Pedro II.  Os relatos e experiências destes personagens da história trarão aos alunos uma compreensão maior dos “anos de chumbo” no Brasil e as diferentes formas de resistência. Acreditamos assim contribuir para formação acadêmica e cidadã de nossos alunos. 


Dia 04 de agosto: Exibição e debate - às 10:30


     Exibição e debate sobre o filme “Batismo de Sangue”,  inspirado na obra de Frei Betto.  O filme, dirigido por Helvécio Ratton, conta a história de freis dominicanos que participaram diretamente à resistência contra a ditadura militar brasileira. 

     Na cidade de São Paulo, no final da década de 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma das mais fortes resistências à ditadura militar vigente no Brasil. Movidos por ideais cristãos, os frades “Tito”, "Betto", "Oswaldo", "Fernando" e "Ivo", passam a apoiar logística e politicamente o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. 

Dia 05 de agosto: Mesa redonda - às 10h

   Marcos de Dios Coelho é filósofo formado pela PUC-RJ, ex-frei franciscano tendo atuado em comunidades eclesiais de base em São Paulo, nos anos 1970, sob coordenação de D.Paulo Evaristo Arns. Atualmente é assessor especial da secretaria de cultura de Maricá. 

   André de Paula é ex-preso político, tendo atuado como agente de Pastoral da Prelazia Católica,  de Conceição do Araguaia e Marabá no sul do Pará. Ativista político, atualmente é advogado da Frente Internacionalista dos Sem-teto (FIST)

   O NUTH, Núcleo Transdisciplinar de Humanidades do Campus Engenho Novo II, recebe estes ilustres convidados para composição da mesa-redonda sobre a resistência de setores da Igreja Católica à ditadura militar, no ano em que relembramos os 50 anos do golpe militar .







Nenhum comentário:

Postar um comentário